quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cuju: O futebol surgiu na China?


Imagem: Brasil 4 x 0 China - Copa do Mundo do Japão e da Coreia, em 2002. Foi neste mundial que a China fez sua primeira participação e o Brasil sagrou-se pentacampeão.
Fonte: www.xinhuanet.com

Os chineses praticavam diversas atividades esportivas associadas, entre outras coisas, com rituais, treinamento militar, costumes sociais, filosofia, saúde e até com o tratamento médico. Especialistas identificaram os primeiros sinais de atividades físicas em cavernas da vila de Zoukoudian, perto de Beijing - no mesmo sítio onde foi encontrado o Homem de Pequim. Os chineses praticavam vários tipos de esportes, que acabaram por chamar a atenção de alguns historiadores, por causa de suas similaridades com os esportes modernos.

Imagem: Chineses demonstrando suas habilidades com a bola.
Fonte: www.chinaculture.org

Alguns historiadores declararam que o jogo cuju - cu: "chutar" e ju: "bola" e sua pronúncia é algo como "tsudji" - é uma evidência de que uma versão de futebol foi primeiramente desenvolvida no Extremo Oriente. A tradição indica que foi o Imperador Amarelo que inventou este esporte, quando ao vencer seu inimigo Chiyou, utilizou sua cabeça para entreter seus soldados, nesta ocasião o termo cuju foi utilizado pela primeira vez. Historicamente, o cuju provavelmente tem sua origem a partir de um jogo popular que tornou-se uma atividade de preparação e treinamento militar. Com uma história de cerca de 2300 anos, o esporte teria surgido em Linzi, capital do Estado de Qi, durante do Período do Outono e da Primavera (722-481 a.C.) ou no Período dos Reinos Combatentes (403-221 a.C.). Os primeiros relatos sobre sua prática aparecem no período Han (206 a.C.-220 d.C), quando sua prática foi padronizada. Seu propósito era manter o condicionamento dos soldados, mas também era uma forma de entretenimento e um esporte de competição, com regras, capitães e árbitros. O cuju transcedeu todas as classes: intelectuais e camponeses praticavam o esporte. O pai do primeiro imperador Han, Gaozu (Liu Bang, 256/247-195 d.C.), era um admirador do cuju, e ao mudar-se para corte, o imperador começou a organizar diversos jogos para entreter seu pai e a nobreza chinesa. Há relatos de que o Imperador Wudi gostava muito de cuju e muitas partidas eram realizadas dentro do palácio imperial. Há evidências de jogadores profissionais e até mulheres adeptas do esporte - incluindo uma garota de apenas 17 anos, que venceu um time de jogadores profissionais. Imperadores e membros da nobreza possuíam campos, onde organizavam partidas com os melhores jogadores. Antigos relatos demonstram a importância do cuju na sociedade chinesa tradicional. Durante esta época, Xiang Chu, um fã de "futebol", foi examinado pelo famoso doutor Chun Yuyi, que proibiu-o de praticar o cuju, ignorando suas sugestões o atleta acabou falecendo por hematêmese.

O poeta Li You (55-135) descreveu o jogo como um microcosmo da vida cotidiana e a representação do yin e yang. Durante a Dinastia Wei (220-265), o cuju ganhou interpretações mais simbólicas, sugerindo que o campo representava a Terra; a bola, um dos corpos celestes; e os jogadores, os signos do zodíaco.

Imagem: Mulheres praticando cuju
Fonte: www.chinaculture.org


Imagem: Cuju jogado apenas com um gol
Fonte: www.chinaculture.org

Os chineses jogavam cuju numa área delimitada por uma parede retangular. No início, o gol era marcado quando a bola entrava dentro de um buraco, mais tarde foram introduzidas redes sustentadas por dois bambus. Havia quadras com até seis gols, mas o mais comum era o campo com apenas um gol - ao centro dele - que era defendido e atacado pelas duas equipes. Como no futebol moderno, parece que o time que fizesse mais gols tornava-se vencedor. No início usava-se uma bola feita com couro - sem câmara de ar e provavelmente preenchida com penas de aves -, mas a partir do século V d.C., foi introduzida uma bola feita com bexiga de animais, tornando-a mais leve. O número de jogadores que compunham o time variou com o tempo, mas o número 6 (harmonia) era o mais comum. Em algumas versões do jogo, demonstrar habilidade através de embaixadinhas e passes sem deixar cair a bola eram o principal objetivo. O conceito oriental de prática esportiva dá uma menor ênfase ao espírito competitivo, se comparado com a cultura ocidental. Pude conferir estas desmonstrações de habilidade com os pé em diversos parques e praças da China e do Sudeste Asiático, mas ao invés da bola é mais comum o uso da peteca. Como muitos dos esportes chineses, os textos enfatizam que sua prática deveria prevalecer o espírito de lealdade e imparcialidade. Durante a Dinastia Tang (618-907), o cuju passou a ser praticado, com algumas modificações, no Japão (chamado de kemari) e na Coreia.

Imagem: O cuju durante a Dinastia Han.
Fonte: www.chinaculture.org

Havia basicamente duas maneiras de jogar cuju: o Zhu Qiu e o Da Bai:

Zhu Qiu: era geralmente praticado durante as festas de comemoração do aniversário do imperador, ou eventos diplomáticos. Nesta versão, cada equipe era constituída de 12-16 jogadores.


Da Bai: foi o estilo dominante durante a Dinastia Song. Esta versão presava pelo desenvolvimento das habilidades individuais. O gol tornou-se obsoleto, o campo foi delimitado apenas por um fio e o número de faltas indicava o vencedor. A quantidade de jogadores variou entre 2 e 10.

Imagem: Nobres durante a prática do cuju
Fonte: www.chinaculture.org

Imagem: espelho de cobre com detalhes com pessoas jogando cuju (Dinastia Song).
Fonte: www.chinaculture.org

Com o desenvolvimento econômico e cultural, durante a Dinastia Song (960-1279), o cuju tornou-se cada vez mais popular, sendo praticado por membros de todos os grupos sociais. Nesta época apareceram os primeiros jogadores "profissionais" de cuju e foram criadas as primeiras Organizações de cuju, como o Qi Yun She ou Yuan She - considerado o clube mais antigo de cuju -, do qual seus membros eram amantes ou "profissionais" deste esporte. Os jogadores "não-profissionais" tinham que nomear formalmente um profissional como seu professor e pagar uma taxa antes de se tornar membro da associação. Este processo garantiu a renda dos "profissionais". Durante a Dinastia Qing, o cuju começou a perder popularidade.


Imagem: O Presidente da FIFA, Joseph Blatter, durante a III Exposição Internacional sobre Futebol da FIFA, em 2004.

Em 09 de Junho de 2004, durante o Fórum sobre a Origem do Futebol, realizado em Zibo (Shandong), foi decretado que o futebol surgiu na cidade de Linzi, capital do Estado de Qi. Em 15 de Julho de 2004, numa conferência de imprensa durante a III Exposição Internacional sobre Futebol da FIFA, o presidente da Fédération Internationale de Football Association (FIFA), Joseph Blatter, - talvez mais preocupado em "fazer" política e provover o futebol no concorrido mercado consumidor chinês, do que interpretar os fatos históricos - declarou que o cuju foi o antecessor do futebol moderno. Na Copa do Mundo de 2006, disputada na Alemanha, foi organizada uma exposição sob o cuju, onde foi discutido o seu papel como uma das origens do futebol (página do site da FIFA sobre a origem do futebol: http://www.fifa.com/classicfootball/history/game/historygame1.html). Apesar das suas semelhanças com o futebol moderno, é importante ser cauteloso e não utilizar conceitos modernos para interpretar culturas e atividades antigas e lembrar que o futebol moderno não surgiu da evolução do cuju. Porém deve-se ressaltar que os primeiros relatos sobre o cuju são um dos mais antigos sobre um esporte que utiliza uma bola e é jogado com o pé, além de algumas incríveis coincidências do seu modo de jogar com o futebol moderno. Outros jogos com bola surgiram em diversas partes do mundo, como no Antigo Egito; o episkyros, na Grécia Antiga; o harpastum, na Roma Antiga; o calcio, na Italia Renascentista e o pok thai pok na Mesoamérica.

Imagem: Objeto de marfim ornamentado com desenhos representando a prática do cuju (Dinastia Song)
Fonte: www.chinaculture.org







Imagem: Porcelana com desenhos de crianças praticando o cuju (Dinastia Qing)
Fonte: www.chinaculture.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário