terça-feira, 19 de abril de 2011

"Do al-Andalus ao Magrebe": os judeus sefarditas não emigraram apenas para os territórios otomanos, muitos foram para o Magrebe

O legado do al-Andalus e a comunidade judaica

O domínio islâmico da Península Ibérica durou cerca de 500 anos desde a chegada de um exército liderado pelo general berbere Tariq em 711 até a batalha de Las Navas de Tolosa em 1212. Após esta vitória das forças cristãs, Granada permaneceu como o último bastião do domínio islâmico até sua tomada pelos reis católicos Fernando e Isabel em 1492, mesmo ano em que Cristóvão Colombo chegou a América. Os árabes chamavam a Península Ibérica de al-Andalus e muitos pensaram que este nome estava ligado com a passagem dos “bárbaros” vândalos pela região antes de organizarem um reino no Norte da África. Porém, segundo Joaquín Vallvé, da Universidade Complutense de Madrid, Jazīrat al-Andalus é uma tradução pura e simples de "Ilha do Atlântico" ou Atlântida, resultado de uma transmissão literária do mito de Platão.

Quando chegaram a Península Ibérica, os árabes encontraram a agricultura da região em declínio e tiveram que implantar novas técnicas de cultivo e irrigação do solo, mas também reintroduziram, aperfeiçoaram e expandiram antigas técnicas romanas. O mesmo ocorreu com a introdução de novas culturas, como a cana-de-açúcar, e a reintrodução de alimentos e condimentos que haviam caído em desuso durante o período visigótico, como a utilização de algumas especiarias, por exemplo, o açafrão, cuja qualidade cultivada hoje na Espanha é reconhecida por chefs no mundo inteiro. Muitas das técnicas de irrigação e vegetais cultivados pelos muçulmanos no al-Andalus foram posteriormente utilizados por portugueses e espanhóis na colonização da América, a própria cana-de-açúcar trazida pelos árabes foi durante cerca de três séculos o principal produto explorado pelos colonizadores do Brasil.


Foto: Moinho da Albolafia (Córdoba, Espanha).

Fonte: Diogo Farias.


Os árabes colocaram o al-Andalus em contato com as caravanas comerciais que partiam da China e Índia e cruzavam toda a Ásia Central, Oriente Médio e Norte da África, formando uma abastada comunidade mercantil nas medinas de Córdoba, Sevilha, Valência e Múrcia. Estradas, moinhos, diques, pontes, muralhas, mesquitas, hospitais, estabelecimentos destinados a acolher viajantes (khan) e palácios foram construídos. Entre os legados arquitetônicos do período mais conhecidos estão o Castelo de São Jorge em Lisboa, a Grande Mesquita de Córdoba, que hoje abriga uma catedral cristã, a Giralda e o pátio da Catedral de Sevilha que pertenciam à antiga mesquita da cidade e a Alhambra, a cidadela dos Nasridas de Granada.

O al-Andalus tornou-se um centro cultural de extrema importância no Mundo Islâmico, a sua localização periférica forçou os andalusis desenvolverem um patrimônio cultural próprio que deixou um legado incalculável tanto para os povos ibéricos quanto para a civilização árabe. Sevilha e Córdoba eram os centros culturais da península, que viram surgir juristas, poetas, médicos, geógrafos e historiadores notáveis, sendo que alguns deles eram judeus como Ibn Janāh e Ibn Maymūn (Maimônides). Os árabes tiveram um papel importante na preservação e no estudo da cultura greco-latina tão importante para formação da identidade dos europeus e do “mundo ocidental”. No campo lingüístico, após o latim, o árabe foi a língua que mais emprestou vocábulos para o português. Os árabes também eram exímios navegadores e transmitiram aos portugueses algumas invenções chinesas como a bússola, o astrolábio e a pólvora.

Quando os muçulmanos cruzaram o estreito de Gilbraltar para conquistar a Península Ibérica, os judeus já viviam na península. Eles acolheram os recém-chegados árabes com entusiasmo, por causa da perseguição que sofriam durante o período visigótico. Sob o domínio dos muçulmanos, cristãos e judeus tinham liberdade para praticar suas religiões, pois eram considerados “Povos do Livro” (ahl al-kitāb), por venerarem Abraão e outros profetas, que segundo a tradição islâmica, foram precursores de Muhammad. Em troca da liberdade de culto deveriam pagar um imposto individual chamado jizya. Judeus viviam em bairros próprios, geralmente no interior das muralhas das medinas árabes, onde poderiam construir suas sinagogas, como a que hoje se encontra na judería de Córdoba. Os judeus atuavam como mercadores, agentes financeiros, cobradores de impostos e tinham livre acesso às funções da burocracia estatal. Apesar da liberdade de culto, houve períodos em que cristãos e judeus foram perseguidos, mas estes parecem ter sido exceção e geralmente estavam ligados a um contexto de crises políticas, econômicas e com o recrudescimento da ortodoxia religiosa durante as dinastias Almorávida (1040-1147) e Almóada (1130-1269).


Foto: detalhe da decoraçãoda sinagoga da judería de Córdoba.

Fonte: Diogo Farias.


A emigração dos judeus e dos muçulmanos.

No século XIII, os reinos cristãos passaram a controlar a maior parte do território ibérico, através de uma longa luta conhecida como Reconquista que somente concretizaria o domínio cristão da península com a conquista de Granada em 1492. Apesar da quantidade de mouros (mudéjares) exceder o número de judeus na Espanha cristã, foram os judeus e os “cristão-novos” (judeus convertidos ao cristianismo) que por todo o século XV foram alvo primário da legislação de pureza social e mais tarde da Santa Inquisição. Isso se explica pelo fato de as duas comunidades serem muito diferentes em sua distribuição e função. A maioria dos muçulmanos trabalhava no campo ao passo que os judeus concentravam-se nas cidades, onde tensões ligadas às disputas comerciais poderiam facilmente gerar conflitos. Contribuíram ainda contra a imagem dos judeus, o fato deles serem responsabilizados pela morte de Cristo e por serem encarregados de coletar os impostos. Os muçulmanos eram considerados um inimigo externo, admirados como grandes combatentes, porém infiéis seguidores do "anticristo" Muhammad. Desde o início do século XV, ataques cada vez mais violentos levaram judeus a aceitarem o batismo.


Fonte: NICOLLE, D. Atlas Histórico del Mundo Islámico. Madrid: EDIMAT Libros, 2005, p. 105.


Em 31 de março de 1492, foi declarada a expulsão definitiva dos judeus crentes da Espanha, porém uma capitulação assinada em 1491 já previa a “transferência dos judeus de Granada para o Norte da África”, sob a alegação de que a presença de judeus corromperia a re-cristianização da península, entretanto a opção de conversão continuava aberta. Cerca de 50 mil a 80 mil judeus teriam sido expulsos e fugido para o Marrocos, Península Itália e Império Otomano.

Em 1502, os reis católicos queriam acelerar o processo de conversão de Granada, assim foi estipulado que todos os muçulmanos tinham de escolher entre o batismo ou deixar a Espanha. Durante o século XIII, a maioria dos muçulmanos que viviam na Península Ibérica havia emigrado para o Magrebe ou Oriente Médio, porém muitos dos que permaneceram em Granada já haviam emigrado para as regiões citadas na época de sua tomada. Entretanto, houve muitos que fugiram para Aragão e Navarra onde ainda poderiam ser muçulmanos. Foi apenas o neto de Isabel, Carlos V, que ampliou a fórmula do “batismo ou expulsão” para todos os reinos espanhóis. O último julgamento de muçulmanos ocorreu em Cartagena em 1769, onde um grupo foi descoberto no interior de uma mesquita secreta. No século XVI, a busca pelo uniformismo religioso não era apenas exclusivo da Espanha católica, a França perseguia os huguenotes (protestantes franceses), a Inglaterra caçava católicos e o Sacro Império Romano-Germânico estava envolto por guerras religiosas.

Em Portugal, desde o século XIII, os muçulmanos viviam em lugares conhecidos como mourarías, como ainda é chamado o bairro próximo ao Castelo de São Jorge em Lisboa. Os judeus também possuíam bairros onde poderiam construir suas casas. Em 1496, o rei de Portugal, D. Manuel, ordenou a expulsão de todos os hereges judeus e muçulmanos. Entretanto, alguns autores defendem que não ocorreu de fato uma expulsão dos “hereges” e que em meados do século XVI ainda havia muçulmanos e judeus vivendo em Portugal. O destino dos judeus portugueses parece ter sido o mesmo dos judeus espanhóis que emigraram para o Magrebe e para o Império Otomano. Muitos deles também fugiram para a América, para cidades italianas e para Amsterdam onde se tornaram financiadores e credores dos colonizadores do Novo Mundo.

Os judeus sefarditas no Magrebe.

Os judeus junto aos fenícios foram os primeiros povos não-berberes a se estabelecerem no Magrebe. No período romano há relatos que judeus viviam em Volubilis, uma cidade romana a 35 km de Meknés, onde foram encontrados candelabros e túmulos judeus.


Foto: Volubilis (Marrocos).

Fonte: Diogo Farias.


Com a chegada dos conquistadores árabes, os judeus serviram os governantes muçulmanos como intermediários entre a autoridade real e a população. Os sultões otomanos acolheram a maioria dos judeus que fugiram da Península Ibérica no final do século XV, estes integraram a burocracia otomana, tornaram-se agentes comerciais, financeiros e destacaram-se em diferentes ramos da ciência. Mas, parece que em nenhum outro lugar do Mundo Islâmico os cortesãos judeus foram tão importantes quanto no Marrocos, porque no Império Otomano eles tinham que competir com um número grande de cristãos para ocupar cargos na burocracia, fato que não ocorria na mesma intensidade no Magrebe. A dinastia berbere Merínida (1215-1465), que se estabeleceu em Fez no século XIII, tinha dificuldades de se legitimar e sofria oposição de muitos muçulmanos, assim recrutava freqüentemente judeus e outros estrangeiros para serví-los. O emprego de judeus não era uma atitude benevolente, mas sim uma necessidade. Neste contexto, intensificou-se a hostilidade da população muçulmana em relação aos judeus que trabalhavam para os governantes merínidas. Em Fez, havia um importante mellah (bairro judeu), onde além dos serviços burocráticos seus moradores estavam ligados ao comércio do ouro e da prata. Posteriormente, os judeus de Fez mudaram-se para Casablanca ou migraram para o estrangeiro, sobretudo para Israel.

Em 1492-97, sucessivas ondas de megorashim (exilados judeus) portugueses e espanhóis chegaram, temporariamente ou permanentemente, ao Magrebe. Eles se juntaram aos toshabim (os judeus que já viviam no Magrebe), que possuíam algumas visões conflitantes em relação à liturgia e às leis que regiam o abatimento dos animais para o consumo.

A dinastia Alaoui (1615- ) foi marcada pelo auge da cooperação entre os judeus e os sultões marroquinos. No final do XVIII, os mercadores judeus também ajudaram a consolidar a dinastia, cujo poder se baseava no comércio, especialmente no porto de Essaouira. Tendo prosperado nos séculos XVIII e XIX, a comunidade judaica em Essaouira veio a deter uma importante posição econômica na cidade e os joalheiros judeus ganharam grande notoriedade. Entre 1830 e o início do domínio colonial francês em 1912, a soberania do Marrocos foi desafiada pela intervenção européia. A elite judaica passou a cultivar relações com os europeus e muitos deles tornaram-se sócios dos estrangeiros, porém uma parte da comunidade ainda exercia importantes funções sob o comando do sultão.


Foto: Medina de Essaouira (Marrocos).

Fonte: Diogo Farias.


Os judeus sefarditas do Marrocos falavam o hakitía que difere do ladino falado na Turquia e no Oriente Médio por este último ter incorporado algumas expressões das línguas turca e grega. Os judeus megorashim, falantes do hakitía, encontraram uma maioria de judeus toshabim que falavam o árabe ou línguas berberes. Muitos megorashim estabeleceram-se principalmente em Tânger, Tetuan, Arzila, Chaouen, Marrakech, Rabat, Fez e Casablanca. Após 1940, uma nova onda migratória de judeus chegou ao Marrocos vindos da Bélgica e da França fugindo das perseguições sofridas durante a II Guerra Mundial. Após a independência do Marrocos em 1956, muitos judeus emigram principalmente para Israel. Hoje, calcula-se que cerca de 6000 judeus vivem no Marrocos e muitos deles ocupam cargos importantes na política e na economia do país.

Em relação aos muçulmanos da Península Ibérica, muitos abandonaram o al-Andalus durante o processo conhecido como Reconquista e buscaram refúgio no Magrebe e no Oriente Médio. Os que ficaram passaram por um processo de aculturação onde foram convertidos e incorporados à sociedade ibérica com o passar dos anos. Os que emigravam passaram a viver em territórios controlados por muçulmanos nos quais, apesar de serem considerados refugiados andalusís, tiveram menores dificuldades em sua adaptação. Por outro lado, os judeus fugiram da Península Ibérica e emigraram para regiões em que continuavam a ser uma minoria e como é comum entre as comunidades judaicas mantiveram sua identidade, costumes e laços com os judeus que possuíam a mesma origem que eles.

Alguns monumentos e bairros no Marrocos são atribuídos aos refugiados muçulmanos andalusis, como por exemplo a Muralha Andalusi de Rabat, a Mesquita Andalusi de Fez e os bairro andalusi de Chaouen. Existe ainda a possibilidade de alguns muçulmanos convertidos ao cristianismo terem vindo ao Brasil, junto à eles podemos incluir escravos africanos muçulmanos – que tinham origem na África subsaariana. Estes escravos foram responsáveis pela Revolta dos Malês na Bahía em 1835. O costume de comer cuscuz foi trazido por portugueses e escravos africanos ao Brasil que aqui passou por um processo de adaptação no qual foi abandonada a sêmola de trigo e utilizada a farinha de milho ou mandioca. O cuscuz de sêmola de trigo chegou a fazer parte da ementa da Corte portuguesa até o reinado de Felipe IV (1605-1665), para extirguir-se do elenco culinário peninsular, excomungado assim como tentaram com a berinjela, apesar de não obterem sucesso com este último, no esforço de aniquilar qualquer resquício da presença do Islã na então católica Peninsula Ibérica.


Foto: Bab El-Hab da Muralha Andalusi (Rabat, Marrocos).

Fonte: Diogo Farias.

Bibliografia:

CASCUDO, C. História da Alimentação no Brasil. São Paulo: Global Editora e Distribuidora Ltda, 2007.

KENNEDY, Hugh. Os Muçulmanos na Península Ibérica: História Política do al-Andalus (Mira-Sintra: Publicações Europa-América, 1999).

NICOLLE, David. Atlas Histórico del Mundo Islámico (Madri: Edimat Libros, 2005).

PLAJA, Fernando Díaz. A Vida Quotidiana na Espanha Muçulmana (Lisboa: Editorial Notícias, 1995).

REILLY, Bernard. Cristãos e Muçulmanos: A Luta pela Península Ibérica (Lisboa: Editorial Teorema, 1996).

SCHOETER, Daniel. The Sultan's Jew: Morocco and the Sephardi World (Stanford: Stanford University Press, 2002).

SOYER, François. The Persecution of the Jews and Muslims of Portugal. King Manuel I and the End of Religious Tolerance (1496-7) (Leiden: Brill, 2007).

WHEATCROFT, Andrew. Infiéis: O Conflito entre a Cristandade e o Islã, 638-2002 (Rio de Janeiro: Imago Editora, 2004).

VALLVÉ, Joaquín. La Conquista y sus Itinerarios (http://www.almendron.com/historia/medieval/invasion_arabe/ia.htm).

ZAFRANI, Haim. Two Thousand of Jewish Life in Morocco (Jersey City: KTAV, 2005).

2 comentários:

  1. EXATO!!! OU OS MUÇULMANOS SE CONVERTEM AOS CRISTIANISMO, OU ABANDONAM OS PAÍSES EUROPEUS!!!NÃO PODEMOS NOS DEIXAR AMEAÇAR PELOS ASSASSINOS DA IRMANDADE MUÇULMANA! OS ISLAMITAS SE IMPÕE NOS PAÍSES CIVILIZADOS, ATRAVÉS DE AMEAÇAS DE MORTE! TEMOS QUE FAZER A MESMA COISA!!! TEMOS QUE APLICAR NELES, O MILENAR DITO POPULAR: ” OLHO POR OLHO, DENTE POR DENTE”.
    Antes de mais nada, Anders da Noruega não é um assassino, é um idealista, e com seu ato, como ele mesmo disse: "cruel, mas necessário", apenas teve a intenção em alertar o mundo sobre os maléficos muçulmanos, que se infiltram na Europa, sob pretexto que são perseguidos no Oriente Médio, e na primeira oportunidade, fazem terrorismo nos países que os acolheram.

    Resumindo: na França, queimam as propriedades dos ocidentais, sob qualquer pretexto, e pagam desocupados para fazerem o “serviço”, em conjunto, para não serem incriminados. Na Rússia, mataram dezenas de crianças numa escola, mas ali não puderam negar a autoria. Na Itália, estupraram mais de 600 (seiscentas) meninas de 12 a 16 anos de idade, obviamente virgens, o que foi amplamente divulgado, fora as que nada contaram. Na Inglaterra incendiaram várias cidades inglesas, somente porque um islamita foi morto pela polícia, e também estupram meninas inglesas. Nos USA, todos sabem o que aconteceu, porque foi amplamente divulgado. No Brasil, um brasileiro. que matou vários estudantes num colégio, tinha ligações com terroristas islâmicos, inclusive pela Internet, mas depois todas as provas sumiram, entre outras atrocidades pelo Ocidente afora.

    Como todos os assassinos são covardes, nunca assumem a autoria de seus crimes. Mas, sentiram a realidade, com a morte de islamitas e seus simpatizantes, na Noruega.

    Islamismo não é religião, mas uma Seita Pedofílica e política, com suas leis próprias, nas quais a pedofilia é legalizada por lei do Islã. Qualquer muçulmano jovem ou velho, pode casar com meninas de 9 (nove) anos de idade, para suas orgia pedofílicas, e quando morrem nessas orgias, apenas são substituídas por outras vítimas infantis. Alegam que é costume, para justificarem suas perversões sexuais. Bem, eles seguem o exemplo do pedófilo Maomé (Mohammed), que chamam de profeta, e cuja última esposa, a Ayshah, tinha apenas 8 (oito) anos de idade.

    Antes do ato de Anders Behring Breivik, a Nova Ordem dos Templários não era conhecida, agora essa Sociedade Secreta se espalhou pelo mundo inteiro, com milhares de seguidores, que estão aumentando a cada dia. Se era esse o objetivo de Anders, a divulgação, então conseguiu!!! E, a islamofobia se fortificou pelo mundo civilizado, graças ao corajoso Anders de Noruega.

    ResponderExcluir
  2. Seria bom estudar a história, e principalmente da Espanha! Os árabes tiveram uma grande civilização, na qual estavam incluídos os Mouros, não os islamitas.
    O islamismo é uma Seita que surgiu entre os árabes, apenas.
    Atualmente, maquiavelicamente, os islamitas, querendo enganar os países civilizados, e se apoderar de tudo de bom que a civilização árabe trouxe para a humanidade (civilização que os muçulmanos destruíram), os trapaceiros muçulmanos alegam que quem dominou a Península Ibérica foram eles, o que não é verdade!!!
    QUEM DOMINOU A ESPANHA POR 8 (OITO) SÉCULOS, FORAM OS MOUROS, QUE ERAM ÁRABES ORTODOXOS, NÃO OS MUÇULMANOS!!!


    ResponderExcluir