terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Apresentação:

Este é o primeiro post do blog "Battuta: do al-Andalus à China" e em princípio explicarei quem somos e quais são os objetivos deste blog. Meu nome é Diogo Farias sou historiador e estou a terminar o mestrado em Estudos Orientais com Especialização em Estudos Chineses pela UCP (Lisboa, Portugal). Minha parceira neste blog é a Paula Charlois que também é historiadora e mestrando em Estudos Orientais, porém com Especialização em Estudos Islâmicos.

O blog recebeu o nome Battuta em homenagem à Ibn Battuta, famoso viajante nascido em Tânger em 1304. Filho de uma família abastada, em 1325 partiu em direção à Meca com o intuito de cumprir sua peregrinação à esta cidade santa para o Islã. Ele cruzou o al-Andalus, Norte da África, Mali, Oriente Médio, Império Bizantino, Irã, Índia e Ilhas Maldivas. Apesar de seu famoso relato sobre a China, muitos historiadores contestam sua visita ao Império do Meio. Sua jornada durou cerca de vinte e três anos e a compilação de seus relatos originou a obra entitulada Rihla (do árabe viagem). Ibn Battuta é considerado o Marco Polo do Mundo Islâmico. Morreu no seu país natal entre 1368 e 1377. Os lugares por ele visitados e o conteúdo de informações contidos na Rihla traduz perfeitamente o universo que exploraremos no blog. Falaremos mais de sua história e a importância de sua obra no próximo post.

Este espaço abordará basicamente a História de diferentes civilizações do continente asiático, do Norte da África e da Península Ibérica ( esta durante o período de domínio muçulmano). Meu interesse sobre este tema iniciou-se quando eu ainda era pequeno e praticava Kung Fu e comecei a ter contato coma cultura chinesa. Durante o curso de História em Bauru, li a obra História do Heródoto, obra considerada como marco inicial do estudo de História do "Mundo Ocidental". A minha surpresa foi imediata: a História (Ocidental) nasceu da curiosidade dos gregos pelo Oriente, neste momento percebi que era esse o caminho que deveria trilhar.

Após o término da nossa graduação partimos para Lisboa onde iniciamos o curso de mestrado. Enquanto estudavamos tentamos conhecer alguns países que de alguma forma estavam ligados aos nossos estudos. Conhecemos: Portugal, Espanha, Marrocos, Turquia, China e Vietnã. Sim eu sei que ainda estamos longe do Ibn Battuta, mas pelo menos posso provar que estive na China. Hoje estamos no final do nosso curso, a espera da defesa de nossas dissertações. Mas nossos projetos não param por ai, além do blog iremos produzir artigos científicos e um documentário que será filmado no Brasil, Península Ibérica, Marrocos e Oriente Médio. Entrarei em detalhes sobre o documentário brevemente, posso adiantar que será sobre História da Alimentação destas regiões.

Esperamos que este seja um espaço aberto para discussão, com artigos que sejam escritos em uma linguagem acessível à todos. Mas se alguém se interessar em aprofundar um determinado tema, no final de cada post indicaremos artigos e livros. Para melhorar o conteúdo deste blog aceitaremos a colaboração de voluntários, é só entrar em contato via email (diogoofarias@hotmail.com). Boa semana.